Sistemas de gestão ERP são excelentes ferramentas para integração de empresas. Estruturados em função das informações e dos resultados organizacionais, eles oferecem uma interface de controle virtual que proporciona ao gestor domínio dos diversos fatores de importância do negócio.
Um dos requisitos para que sua implementação seja efetiva, consiste no forte senso de parceria entre cliente e fornecedor. A empresa que desenvolve e comercializa o software precisa oferecer total suporte no processo de aquisição e aplicação da ferramenta, assegurando sua adequação ao contratante.
O problema é que nem sempre isso acontece. Em muitos casos as empresas que adquirem o sistema se veem abandonadas e o que era uma promessa de solução se torna uma dor de cabeça. Se esse é o seu caso, saiba que nem tudo está perdido. No artigo de hoje, descubra como você pode reverter a situação.
Identificando os Sinais de Abandono
Em geral, os casos que culminam com o abandono por parte do fornecedor do sistema, são precedidos por uma série de situações desgastantes para as partes. Alguns aspectos tornam isso perceptível, dentre os quais se destacam:
Falta de Suporte: aqui a comunicação se torna extremamente difícil. Tudo o que se pede não chega ou vem com muito custo. Os retornos são escassos e até os problemas mais simples ficam sem solução.
Falta de Resolutividade (Limitação Técnica): a equipe de suporte se embola na hora de esclarecer dúvidas. Sempre promete que a resolução se dará na próxima atualização, mas nunca explica com clareza o que está acontecendo.
Falta de Atualizações: as atualizações prometidas (que inclusive deveriam solucionar inconsistências) jamais são realizadas. A equipe de suporte posterga a ação e sempre cria uma série de dificuldades para o processo acontecer.
Tecnologia Obsoleta: o sistema não se integra com outras ferramentas tecnológicas, suas funcionalidades são ultrapassadas e não existe sequer a previsão de mudanças.
Avaliando as Opções
Se você passou pelas situações descritas, talvez seja hora de mudar seu ERP. Mesmo estando com um software inutilizado em suas mãos, é importante manter a calma. Apesar de ser uma situação degradante, nem tudo está perdido.
O primeiro passo é pensar sobre os objetivos que você queria alcançar com a implementação do sistema. Eles continuam latentes e você pode prejudicar seu negócio se tomar decisões precipitadas. Sendo assim, planeje medidas paliativas e prepare sua empresa para rodar sem dependência do software por um tempo.
Em seguida, é hora de analisar como você irá aproveitar o trabalho já desenvolvido da forma mais produtiva possível. Para tanto, entenda que o grande valor da ferramenta está nos dados que ela agrega. Sendo assim, o caminho lógico é encontrar a maneira certa de transferi-los e trata-los de uma forma que ainda sejam aplicáveis.
Sua melhor opção é a utilização de um novo ERP (com um novo fornecedor!). Não existe nada de errado com o conceito da ferramenta. Ela ainda pode ajudar sua empresa, mas é preciso encontrar a parceria certa. Assim, você será capaz de migrar informações e investi-las no aprimoramento da gestão.
Por mais que seja trabalhoso, isso fará grande diferença para o futuro do seu negócio. Avalie com cuidado as opções de mercado, repense seus objetivos, busque referências e faça o possível para realizar uma contratação assertiva.
Tornando o Sistema de Gestão um Case de Sucesso
Casos semelhantes aos fatos descritos não são raros. Com a ampliação do uso de recursos de tecnologia da informação, muitas empresas entraram nesse mercado sem as competências necessárias para atender seus clientes com qualidade. Isso gerou uma onda de falta de suporte e abandono dos contratantes.
Se essa situação acometeu sua empresa, conforme descrito, existe solução. Ela exigirá um projeto à parte, mas garantirá que seu negócio não perca nenhuma informação e nem deixe de lado uma atividade de tamanha importância, como a implementação de um sistema de gestão.
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