Ter informações confiáveis sobre os custos é fundamental para que as empresas consigam cumprir seu principal objetivo: produzir mais com menos e aumentar seus lucros com sistema de gestão.
A base para isso são as melhores práticas que auxiliam na redução de retrabalhos, gaps de processo e aumento da eficiência dos processos de uma forma geral, não apenas com a produção.
Na teoria até que não soa tão difícil “é só aplicar as ferramentas disponíveis” mas na prática não é bem assim, a execução exige disciplina e tecnologia para integrar todos estes processos, ou então a empresa vira um mundo de ilhas isoladas de informação.
É aqui que um sistema de gestão ERP entra em ação. Os sistemas ERP são a melhor opção para que as organizações funcionem de forma otimizada, pois ao integrar os principais processos de gerenciamento do negócio o sistema de gestão ERP pode auxiliar no ganho de eficiência e redução de custos, veja aqui como.
Fornece dados financeiros em tempo real
Conhecer os principais indicadores de desempenho financeiro é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento do negócio, isso qualquer gestor irá concordar. Agora se o departamento financeiro fornece seus relatórios estáticos apenas no final do mês depois de consolidar todas as informações, os líderes não conseguem tomar decisões de forma rápida e assertiva.
Um sistema de gestão ERP, no entanto, consolida a coleta de dados financeiros em um só lugar, detalhando tudo, desde contas a receber e contas a pagar até ativos fixos e custos de produção, em tempo real. Isso dá aos gestores a possibilidade de analisar informações e tomar decisões quase que imediatamente.
Essa capacidade de detalhar dados financeiros em tempo real é uma das razões pelas quais os especialistas dizem que as empresas que utilizam com sucesso sistema de gestão ERP podem reduzir os custos de fabricação em até 20% – ou mais.
Cria fluxos de trabalho conectados
As atividades de planejamento, produção, controle de estoque e atendimento ao cliente estão interligadas e devem ser gerenciadas como tal. Um sistema de gestão ERP possibilita a visualização de todos estes processos de forma clara e cada uma destas áreas tem sempre a informação que precisa em tempo real, sem depende de relatórios que levam dias para ser elaborados e quando chegam já não servem para nada, pois a informação é dinâmica.
Com sistema de gestão ERP, as empresas podem lidar com problemas com inventário, engenharia de produção, design de chão de fábrica e outros processos muito mais rapidamente, pois eles fornecem visibilidade de como um problema está afetando o resto do processo de fabricação.
Por exemplo, excesso de materiais que não utilizados podem estar dificultando a utilização ideal da planta. Uma solução ERP pode mostrar às empresas como gerenciar melhor os suprimentos para que eles possam otimizar seus sites. Isso equivale a mais produtividade e redução de custos com inventário.
Reduz inventário
Os excessos de estoque ou falta de material são umas das principais barreiras para a redução de custos em uma indústria. O sistema de gestão ERP ajuda a otimizar os níveis de inventário para que os materiais fiquem o menos tempo possível estocados.
Os benefícios de reduzir os níveis de estoques são bem conhecidos: melhor utilização do espaço físico, redução de custos com manuseio do inventário, equilíbrio do fluxo de caixa.
Gestão de estoque
Com a automação e a integração dos processos, a gestão de estoque fica mais eficiente e segura. Assim, quando é criado um pedido de compra, por exemplo, o estoque é avisado para separar o pedido, e os setores de compras e marketing são notificados.
Ou seja: é possível fazer um planejamento de compras mais eficiente, de acordo com a sazonalidade, e operar com estoque próximo a zero.
Automação de processos
A automação de processos garante que a produção fique mais rápida e, ao mesmo tempo, a qualidade seja garantida.
Afinal, o sistema de gestão é racionalizado (há menos colaboradores dedicados a funções operacionais), a quantidade de erros e retrabalhos diminui, e a técnica é aperfeiçoada. Isso, automaticamente, diminui os custos.
Veja também dicas importantes para aumentar a capacidade produtiva da sua empresa e obter melhores resultados utilizando um sistema ERP completo e de fácil implementação:
SISTEMA DE GESTÃO ERP: 7 FORMAS DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA
Produtividade
Sempre que uma informação é inserida no sistema, todos os processos integrados são acionados, o que evita que algumas atividades sejam feitas mais de uma vez. Ou seja, o retrabalho é diminuído, já que uma série de processos — que consumiam tempo, dinheiro e mão de obra — é feita de uma vez.
Ao mesmo tempo, a eliminação dos processos não automatizados reduz a incidência de erros, o tempo de trabalho, os custos operacionais e o desperdício de recursos, pois o registro e a interpretação das informações ocorrem sem interferência externa.
Controle de atividades
Com acesso fácil às informações, o controle das atividades — tanto internas quanto externas — fica mais simples e eficaz. Assim, é possível fazer uma análise de desempenho mais profunda, de colaboradores a clientes, passando por fornecedores e parceiros.
Todas as mudanças promovidas pela implantação do ERP ajudam a gestão a enxergar quais processos precisam ser melhorados.
A partir disso, A Delta Soluções Inteligentes faz todos os ajustes para adequar as equipes às reais demandas de trabalho e, consequentemente, reduzir custos nas mais diferentes áreas da companhia.
Acesse nosso e-book e fique por dentro do que o melhor software de ERP tem a oferecer para a sua empresa: