Saiba como a indústria 4.0 pode aumentar sua competitividade contra os concorrentes

Um termo que tem ganhado grande popularidade no meio organizacional nos últimos anos é a indústria 4.0. Basicamente, trata-se de uma nova revolução industrial que incorpora algumas das mais modernas tecnologias da atualidade. O objetivo é ampliar ainda mais o trabalho de otimização de processos e a aplicação de dados para adaptação de sistemas industriais.

Esse movimento faz uso de conceitos que ainda não tiveram a devida propagação em todos os meios empresariais, como “Internet das Coisas”, por exemplo. Isso faz com que muitos donos de negócios ainda enxerguem como um processo distante ou complexo demais para suas organizações.

No artigo de hoje, vamos desmistificar essa ideia e mostrar como sua empresa pode se beneficiar desse movimento que promete mudar, em poucos anos, tudo o que sabemos sobre gestão.

A Indústria 4.0 e os Sistemas de Gestão ERP

O processo de automação promovido pela Indústria 4.0, na realidade, é uma evolução da virtualização vivida por diversas empresas nos últimos anos. Tudo começou com a expansão dos sistemas de gestão ERP, que foram desenvolvidos como ferramentas de integração organizacional.

O grande benefício desses sistemas, é o desenvolvimento de uma interface virtual que represente o negócio, ou partes dele, permitindo um nível de controle nunca antes visto por qualquer indústria. Dessa forma, por meio das informações inseridas nesses sistemas, é possível controlar e gerir qualquer negócio da frente de um computador.

A indústria 4.0 vem para somar com esses sistemas de gestão. A grande diferença está nos seguintes aspectos:

  • Otimização dos processos de coleta de dados;
  • Expansão do nível de adaptação do sistema;
  • Aumento do nível de comunicação entre as partes;
  • Nível de virtualização mais detalhado;
  • Aumento da autonomia dos sistemas (decisões com menor intervenção humana).

Esse conjunto de mudanças representa uma ampla modificação no modo pela qual os processos são desempenhados em qualquer indústria. Vejamos agora, algumas mudanças práticas que tudo isso pode trazer para o seu negócio.

A Indústria 4.0 e o Controle de Produção

Independentemente da indústria em que você atua, é crítico o controle eficaz da produção. Dimensionar corretamente, controlar o nível de falhas e aprimorar as práticas adotadas em cada etapa, são aspectos que fazem total diferença para os resultados do seu negócio.

Pensando na aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 no processo de planejamento e controle da produção (PCP), vejamos algumas aplicações possíveis e essenciais para qualquer organização:

Controle estatístico de falhas de produção em tempo real

Toda a avaliação estatística seria produzida automaticamente e em tempo real, graças a pontos de coleta de informações distribuídos em partes apropriadas do sistema.

Comparativo de desempenho entre unidades produtivas

Avaliação dos resultados de cada equipamento ou unidade produtiva individual através de informações emitidas a qualquer momento.

Previsão média de produção dos próximos meses, baseada em meses anteriores

Processo baseado na análise de dados dos últimos meses para gerar uma previsão consistente do volume de produção.

Controle de estoques, baseado na previsão de produção

Aplicação das informações do item anterior na avaliação da demanda de reabastecimento dos estoques.

Avaliação do impacto de sazonalidades, baseado na produção de meses anteriores

Consideração das sazonalidades de períodos anteriores como sinalização para a demanda de produção dos próximos meses. Assim, existiria uma consideração automática dos possíveis impactos da demanda de mercado.

Adaptação automática de parâmetros de produção, por meio de alvos pré-estabelecidos

Sistemas adaptativos, com modificações automáticas de aspectos que influenciam na qualidade do produto final.

Imagine que você produz refrigerantes, por exemplo. Existe uma meta x para o nível de gás carbônico de uma garrafa. Quando os resultados começassem a se distanciar desse valor, próprio sistema entenderia a informação e passaria a aplicar uma quantidade ajustada no insumo.

Gestão da manutenção medida pelo próprio equipamento, através do seu ciclo produtivo

Não seria necessário um controle manual dos prazos de manutenção. O próprio sistema mediria os tempos de utilização e disponibilizaria alertas de controle.

Veja mais informações sobre a Insdústria 4.0:

Palestra sobre a nova revolução industrial – Indústria 4.0

O Princípio de Tudo: Os Sistemas de Gestão ERP

Esses foram apenas alguns exemplos de possíveis melhorias dos processos produtivos através da Indústria 4.0. Trata-se de uma revolução que já está em andamento e nada pode ser feito quanto a isso. A competitividade das empresas em alguns anos, dependerá do quanto se adaptaram a cada conceito.

Como mostrado, tudo começa com um sistema de gestão ERP robusto, capaz de produzir uma representação virtual consistente do negócio. Sem isso, não adianta ter uma coleta eficaz de dados, uma vez que eles não serão devidamente armazenados, tratados e convertidos em informação.

Se você se interessou e quer saber mais sobre como sua empresa pode se beneficiar da indústria 4.0 e dos sistemas de gestão ERP, clique aqui! Nós podemos ajudar!