5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

Algumas dicas para implementação

Com o ambiente de negócios das empresas se tornando cada vez mais exigente e complexo, é importante encontrar uma solução ERP – Enterprise Resource Planning para atender todas as necessidades que podem às vezes parecer não ter solução dentro do ambiente de trabalho.

Com o da Delta Soluções Inteligentes e capazes de atender desde a micro e pequena empresa, até corporações grandes e indústrias promissoras.

Com que um sistema informatizado que integra todos os processos e dados de uma empresa se torna uma proposta dispendiosa, não apenas pelo suporte técnico e o custo de licenciamento do software, porém é importante ter em mente o termo de investimento de recurso e também o tempo de instalação.

É muito comum ver que alguns gestores acabem se deslumbrando com processas de fornecedores de softwares e acabam escolhendo errado e na hora de implementar o sistema não possuem planejamento nem a longo e nem a curto prazo.

Seu principal objetivo é possibilitar integrar todos os departamentos da empresa: contabilidade e financeiro, RH, logística, comercial, atendimento ao cliente, entre outros. Em apenas um único sistema que é informatizado e capaz de atender às necessidades específicas de cada um dos departamentos que a empresa possui.

É fundamental para o futuro da empresa dos mais diversos setores em que atua, além de toda a preocupação com ROI, custo e também o gerenciamento do sistema para quem não tem tempo para implementar.

Vamos ajudar com 5 dicas para implementação que será infalível:

Definir equipe

Primeiro é importante que tenha a equipe definida que fará o levantamento das necessidades, onde irá participar da seleção do fornecedor e também acompanhar toda a implementação do ERP.

É muito importante ter em mente que esses profissionais tenham um tempo de experiência com os trabalhos do seu negócio, sendo que o conhecimento dos procedimentos internos da companhia ajudará na escolha do sistema que melhor se adequará a todas as necessidades da empresa, dos seus clientes e também colaboradores.

Comunique a mudança

Cada empresa tem um objetivo especifico, visando que a implementação do ERP exige planejamento e análise muito cuidadosa. Para algumas empresas que precisam mudar o modelo de trabalho acaba sendo um grande problema, pois os funcionários acabam não se empolgando muito com a mudança. Mesmo que o sistema venha facilitar a vida deles.

Portanto antes de tudo existem dicas para implementação:

  • Identifique os grupos que irão ser mais afetados com a mudança.
  • Avise aos grupos que a mudança vai acontecer.
  • Informe os motivos por que é necessário ter um ERP na empresa.
  • Explique como os funcionários terão que agir para que o projeto seja um sucesso.
  • Atualize sempre com frequência sobre o andamento da implementação do ERP.

Certifique-se de contratar especialistas para implementar o ERP

Para que atenda com qualidade todos os usuários do ERP é importante que o fornecedor do sistema tenha total conhecimento e preparação para superar todos os desafios que surgirão durante a implementação.

Um bom fornecedor deve entender muito bem do sistema que está oferecendo e também oferecer treinamento para capacitar a todos os que irão utilizar o sistema. Isso não deve acontecer apenas na faze de implementação, mas continuamente, pois a tecnologia e os processos de negócios estão sempre em alteração.

Além da expertise no sistema, é desejável também que o fornecedor seja transparente e saiba se comunicar e se relacionar bem com o cliente.

Definir com clareza as necessidades da empresa

É importante que a empresa tenha em mente as necessidades bem definidas, para que o fornecedor saiba sempre por onde começar. Criar uma lista de exigências e também de resultados é importante, desde o início, para poder ajudar a dar um norte na implementação.

Oferecer treinamento adequado

É importante ter em mente que 75% dos problemas durante a implementação de um sistema de ERP acontece por causa da adoção do usuário final, os colaboradores da empresa precisam conhecer e entender como funciona o sistema de ERP e porque ele é tão benéfico para eles e para a empresa.

Acesse nosso e-book e veja outros erros que podem atrapalhar a escolha do seu ERP:

Os 5 maiores erros na escolha de ERP

Além de precisarem saber como usar corretamente, para que não tenha nenhum problema interno de falta de comunicação ou até mesmo de erro no sistema quando for alimentar com informações importantes.

É importante sempre lembrar que a equipe será responsável pelo manuseio, por isso é importante caprichar na comunicação interna de todos os envolvidos, tanto os profissionais do fornecedor quanto os usuários finais que precisam ter na ponta da língua em que pé está o processo de implementação.

Nem tudo precisa ser comunicado para todo mundo, existem níveis de interesse e também necessidade de comunicações. As lideranças de cada departamento devem saber exatamente os dias e horários de teste e final de implementação, para poder direcionar as suas demandas de produção para que não atrapalhe na produtividade da equipe.

Sendo assim é fundamental que dentro da empresa tenha um plano de comunicação que irá atender a demanda de implementação, com ajuda de todos e a compreensão, a implementação será um sucesso.

A solução em gestão empresarial

A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A SUA EMPRESA

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de sistemas de gestão empresarial (ERPs), a Delta Soluções Inteligentes desenvolve sistemas para diversos segmentos de mercado, uma linha completa de soluções que irão maximizar o sucesso nas vendas da sua empresa. Saia na frente da concorrência, conheça nossos módulos de gestão e acelere o crescimento da sua empresa!

Outros artigos que você pode gostar:

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

JAN 2018

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por Bruno Augusto Matos e Silva - Gestão Empresarial - 3 de Janeiro de 2018

Fique ligado sobre a extinção dos boletos sem registro! Veja as novas regras que entrarão em vigor em 2018 e como elas afetarão a forma que a sua empresa emite cobranças aos clientes!

5 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PCP PARA O CONTROLE DO CHÃO DE FÁBRICA

NOV 2017

5 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PCP PARA O CONTROLE DO CHÃO DE FÁBRICA

Por Bruno Augusto Matos e Silva - Gestão da Produção - 13 de Novembro de 2017

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma das atividades mais importantes para qualquer indústria. Veja como medir a produção de maneira eficiente e entenda como a coleta de dados de forma automática é vital para gestão da produção em tempo real.

Artigos Recentes

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

  • 23 de Janeiro de 2018
  • Sistema de Gestão Empresarial
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

  • 10 de Janeiro de 2018
  • Segurança da Informação
FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  • 3 de Janeiro de 2018
  • Gestão Empresarial
PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

  • 18 de Dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

  • 12 de Dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
/

Tags Relacionadas

Newsletter

Prospere seu Negócio. Receba nossa Newsletter.