SISTEMA DE GESTÃO ERP: 7 FORMAS DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

SISTEMA DE GESTÃO ERP: 7 FORMAS DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

Um sistema de gestão ERP é um software projetado especificamente para realizar a integração empresarial. Por meio dele, são agregados dados que se relacionam com os processos da organização em vários níveis. Isso proporciona uma interface virtual, a partir da qual tem-se uma visão estruturada e objetiva do que acontece nas várias áreas envolvidas.

A dinâmica de gestão criada pelo ERP torna ele uma das ferramentas mais eficazes para se aumentar a produtividade e melhorar os resultados. Vejamos 7 formas práticas pelas quais esse sistema pode expandir a performance do seu negócio.

1. Informações Centralizadas e Confiáveis

O sistema de gestão ERP ajuda a solucionar um dos grandes problemas das organizações no século XXI: a gestão das informações. Seu ambiente virtual gera um enorme banco de dados que disponibiliza para todos os setores as mesmas informações em um único lugar.

Isso é feito em um formato prático, com estratégias visuais e amigáveis ao usuário. Além disso, ele elimina duplicidades e obsolecências, reduz arquivos físicos e aumenta a agilidade de busca e localização.

2. Aumento do Controle Gerencial

A partir das informações que alimentam o ERP, é possível dar mais consistência a um dos principais fatores responsáveis por melhorar os resultados de uma empresa: o controle gerencial.

As funcionalidades facilitam amplamente as estratégias de estabelecimento de metas, apuração de resultados e correção de desvios. Além disso, sua estrutura é pensada para facilitar toda a parte analítica, facilitando a conversão de dados em informações, a cobrança/lembrete de ações por parte dos usuários e a avaliação da performance dos processos empresariais.

3. Agilidade na Tomada de Decisão

Uma das grandes vantagens de ter uma ferramenta que organiza as informações empresariais está na agilidade com que as mesmas podem ser acessadas e convertidas em decisões.

O agrupamento lógico seguido pela estrutura do sistema permite uma visão global dos aspectos relevantes. Isso facilita o entendimento do impacto de cada decisão, aumentando a segurança e a assertividade do processo.

4. Monitoramento Remoto

Outra grande vantagem do ERP, que contribui para aumentar a produtividade da sua empresa, está na possibilidade de monitoramento remoto. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Sendo assim, é essencial receber a informação certa, no prazo e no local certo.

Os dados são disponibilizados no ambiente virtual em tempo real e funcionam como um espelho das atividades desempenhadas no plano físico. Isso permite uma avaliação consistente do que acontece com o negócio, mesmo em uma avaliação à longa distância.

5. Assegura o Cumprimento das Regras de Negócio

O sistema de gestão ERP permite o estabelecimento de premissas e regras específicas para execução de cada processo. As informações de alimentação parametrizadas servem como premissas para as atividades e asseguram que as as definições estabelecidas sejam devidamente cumpridas.

Assim, as exigências de manuseio do ambiente virtual tornam-se garantias do cumprimento dos requisitos práticos. A ferramenta fornece as condições de contorno aos processos e às melhores práticas da organização.

6. Integração das Áreas da Empresa

Outro grande desafio empresarial para se melhorar os resultados, está na construção da visão sistêmica entre os setores. Organizações já não podem funcionar como um conjunto de áreas compartimentadas. É preciso que cada colaborador entenda seu papel na organização e o impacto que provoca aos demais.

O sistema gerencial ERP facilita a construção desse senso e amplia a percepção do todo. Com uma estrutura que reflete a organização da empresa, a sensibilidade dos gestores se amplia diante da percepção de que o resultado final é baseado na performance do conjunto.

7. Otimização do Fluxo Documental

Nosso sétimo e último aspecto relacionado ao aumento de produtividade e melhoria de resultados é a forma como o sistema ERP se relaciona com o fluxo documental do negócio.

Por meio de regras bem definidas é possível gerir a forma pela qual documentos são produzidos, inseridos, aprovados, restringidos, distribuídos e atualizados. Isso garante que as pessoas certas, tenham acesso às informações certas em tempo hábil. Além disso, assegura que apenas documentos devidamente validados sejam aplicados como padrões na empresa.

O Sistema de Gestão ERP e a Melhoria de Resultados

Melhoria contínua de resultados é um requisito para empresas que esperem permanecer no mercado pelos próximos anos. Deixou de ser diferencial e se tornou requisito. Além disso, vivemos um momento de intensa transformação digital. Negócios de todos os portes e áreas têm aderido aos benefícios da Tecnologia da Informação para incremento de produtividade.

Diante de tal contexto e de cada benefício apresentado, é fácil perceber o tamanho da importância de implementação de um sistema ERP. Trata-se de um passo crucial para qualquer organização que deseja permanecer competitiva, maximizar seus resultados e se manter atualizada com o futuro da gestão.

Se quiser saber mais informações sobre sistema de gestão empresairal (ERP) veja o nosso e-book:"Por que contratar um ERP?"

clique aqui e conheça nosso sistema ERP e tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio!

A solução em gestão empresarial

A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A SUA EMPRESA

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de sistemas de gestão empresarial (ERPs), a Delta Soluções Inteligentes desenvolve sistemas para diversos segmentos de mercado, uma linha completa de soluções que irão maximizar o sucesso nas vendas da sua empresa. Saia na frente da concorrência, conheça nossos módulos de gestão e acelere o crescimento da sua empresa!

Outros artigos que você pode gostar:

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

DEZ 2017

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

Por Jéssica Canesin - Implementação de Sistema ERP - 4 de Dezembro de 2017

Você tem dúvidas sobre como implementar um sistema ERP na sua empresa? Acompanhe esse artigo com 5 dicas que vão ajudar você a implementar um sistema ERP de forma eficiente e com sucesso!

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

JAN 2018

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por Bruno Augusto Matos e Silva - Gestão Empresarial - 3 de Janeiro de 2018

Fique ligado sobre a extinção dos boletos sem registro! Veja as novas regras que entrarão em vigor em 2018 e como elas afetarão a forma que a sua empresa emite cobranças aos clientes!

Artigos Recentes

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

  • 23 de Janeiro de 2018
  • Sistema de Gestão Empresarial
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

  • 10 de Janeiro de 2018
  • Segurança da Informação
FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  • 3 de Janeiro de 2018
  • Gestão Empresarial
PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

  • 18 de Dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

  • 12 de Dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
/

Artigos Relacionados

SAIBA COMO A INDÚSTRIA 4.0 PODE AUMENTAR SUA COMPETITIVIDADE CONTRA OS CONCORRENTES

SAIBA COMO A INDÚSTRIA 4.0 PODE AUMENTAR SUA COMPETITIVIDADE CONTRA OS CONCORRENTES

  • 6 de Novembro de 2017
  • Gestão Empresarial

Tags Relacionadas

Newsletter

Prospere seu Negócio. Receba nossa Newsletter.