FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

FIM DO BOLETO SEM REGISTRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O boleto sem registro chegou ao fim e trouxe com isso diversos questionamentos. A modalidade, que era utilizada por muitos empreendedores nos processos de cobrança, sofreu modificações significativas. Algumas delas impactam diretamente nos custos e na burocracia envolvida.

Se você é um profissional autônomo ou dono de um negócio e ainda tem dúvidas sobre as mudanças realizadas, este artigo é para você. Preparamos uma pequena lista com as questões mais significativas sobre o assunto e os aspectos de adaptação.

Vejamos o que muda na sua emissão de boletos e quais as influências disso para você e sua empresa.

O Registro Bancário

A mudança realizada foi que o boleto emitido, daqui para frente, deve ser registrado no sistema bancário. Assim, a instituição responsável terá de antemão as informações de cobrança que possibilitam a transação entre as partes.

Isso confere maior segurança ao processo, no entanto provoca um certo entrave. Caso seja necessária alguma modificação para corrigir o boleto emitido inicialmente, é necessário que um arquivo de remessa com todas as informações da transação a ser realizada, seja enviado ao banco.

Trata-se de um processo que era inexistente na modalidade sem registro.

A Cobrança Tarifária

Um segundo aspecto de modificação provocado pela extinção do boleto sem registro, se refere à cobrança de tarifas por parte do banco. Anteriormente o mais comum era que a instituição realizasse a cobrança sobre o boleto apenas quando o mesmo fosse pago através de sua rede.

Na modalidade com registro, existem múltiplas possibilidades de cobrança, que podem se basear nos seguintes aspectos:

  • Emissão de boletos;
  • Cancelamentos;
  • Modificações
  • Quaisquer outras necessidades de manipulação/modificação do boleto.

Assim, os custos do processo aumentam consideravelmente, especialmente para organizações que possuem um fluxo elevado de emissões.

Protestando seu Boleto

Nem todas as notícias são ruins para os empreendedores. Nos casos em que os boletos registrados estejam associados a títulos de crédito, caso os mesmos não sejam pagos, existe a possibilidade de protesto. Os riscos de inadimplência tornam-se mais controlados.

Aprimorando a Rastreabilidade

Outro aspecto que muda positivamente em relação ao boleto não registrado é que a rastreabilidade de cada documento se tornou muito mais simples. É fácil e rápido associar um pagamento ao respectivo cliente, além de identificar informações mais detalhadas, como o momento do pagamento e o produto pelo qual se recebeu.

O Funcionamento do Boleto Registrado

No princípio de 2018 já estarão valendo as novas regras de registro de boletos. Dessa forma o ideal é agilizar as modificações para assegurar a adequação o quanto antes.

Se você precisa de informações mais detalhadas sobre as novas regras a serem aplicadas nas emissões dos boletos, saiba que a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), no intuito de auxiliar empreendedores na transição, desenvolveu uma cartilha com o detalhamento das modificações. Você pode acessá-la, clicando aqui.

Integrando a Nova Modalidade ao Seu Sistema de Gestão

Um aspecto muito importante se refere à integração do boleto registrado ao seu ERP. De acordo com as modificações apresentadas, é preciso que você avalie tudo aquilo que deve ser alterado na plataforma e em seus processos para atender às novas exigências e sistemáticas de trabalho.

Não é um projeto simples e envolve fatores técnicos do software. É preciso revisar todas as tarefas automatizadas por meio do sistema e avaliar o que muda na captação e tratamento dos dados. Além disso, é essencial entender quais outras mudanças estruturais serão demandas pelos novos requisitos de emissão de boletos.

Tudo isso faz grande diferença, uma vez que o software só tem sentido quando é alinhado a processos corretamente estruturados e quando recebe dados fidedignos.

Se você ainda não possui ou não conhece um sistema ERP, clique aqui e saiba mais como o sistema de gestão vai facilitar e organizar a sua empresa

Acesse nosso e-book e entenda porque um ERP é uma ferramenta imprecindível para a sua empresa:

12 Vantagens de um ERP

A solução em gestão empresarial

A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A SUA EMPRESA

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de sistemas de gestão empresarial (ERPs), a Delta Soluções Inteligentes desenvolve sistemas para diversos segmentos de mercado, uma linha completa de soluções que irão maximizar o sucesso nas vendas da sua empresa. Saia na frente da concorrência, conheça nossos módulos de gestão e acelere o crescimento da sua empresa!

Outros artigos que você pode gostar:

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

DEZ 2017

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

Por Jéssica Canesin - Implementação de Sistema ERP - 4 de Dezembro de 2017

Você tem dúvidas sobre como implementar um sistema ERP na sua empresa? Acompanhe esse artigo com 5 dicas que vão ajudar você a implementar um sistema ERP de forma eficiente e com sucesso!

5 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PCP PARA O CONTROLE DO CHÃO DE FÁBRICA

NOV 2017

5 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PCP PARA O CONTROLE DO CHÃO DE FÁBRICA

Por Bruno Augusto Matos e Silva - Gestão da Produção - 13 de Novembro de 2017

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma das atividades mais importantes para qualquer indústria. Veja como medir a produção de maneira eficiente e entenda como a coleta de dados de forma automática é vital para gestão da produção em tempo real.

Artigos Recentes

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

SEU FORNECEDOR DE SISTEMA DE GESTÃO TE ABANDONOU? NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

  • 23 de Janeiro de 2018
  • Sistema de Gestão Empresarial
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: O SEU SISTEMA DE GESTÃO PROTEGE AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA?

  • 10 de Janeiro de 2018
  • Segurança da Informação
PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER UM SISTEMA DE GESTÃO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

  • 18 de Dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

SAIBA COMO UM SISTEMA DE GESTÃO AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

  • 12 de Dezembro de 2017
  • Gestão Empresarial
5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

5 DICAS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA ERP SEM PROBLEMAS

  • 4 de Dezembro de 2017
  • Implementação de Sistema ERP
/

Tags Relacionadas

Newsletter

Prospere seu Negócio. Receba nossa Newsletter.