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Certificado Digital - Na hora de renovar escolha o Certificado A1Olá, tudo bem? Como as empresas costumam ter dúvidas na hora de renovar seus certificados digitais resolvemos explicar o que é o certificado digital, como ele funciona e também os modelos principais. Para a utilização em sistemas multi-usuários e em nuvem o modelo correto é o A1. Este é o único modelo homologado para a utilização no Delta ERP e a partir de 20/03/2020 a Delta não dará mais suporte a novos certificados que não sejam do modelo A1. Como funciona na práticaO certificado digital funciona como uma assinatura digital. É a ferramenta utilizada para comprovar a autenticidade dos documentos assinados eletronicamente além de permitir acesso a sites que requerem uma comprovação de autenticidade, como o ECAC da Receita Federal. Por isso, para o certificado digital ser emitido exige a presença de sócios da empresa. Com esta ferramenta pode-se ter certeza que quem emitiu o documento foi mesmo alguém habilitado pelo responsável da empresa. Nos documentos fiscais comuns como Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento Eletrônico, Manifesto Eletrônico, entre outros documentos fiscais que exigem a utilização do certificado, ao final do documento é informado uma assinatura digital gerada com o uso do certificado digital, assim a receita federal, e qualquer outro interessado, sabe que é um documento válido. Modelos mais comunsOs modelos mais comuns são o A1 e o A3. O modelo A1 é composto por um arquivo digital e uma senha.
O modelo A3 é composto por um dispositivo físico como uma Cartão SmartCard ou um Pen Drive, além de uma senha.
Sistemas em nuvemNos sistemas em nuvem, como o Delta ERP, quem assina os documentos e se comunica com a Receita Federal, é o servidor e não o computador do usuário. Isso é necessário para permitir a mobilidade do usuário. Dessa forma ele pode emitir a nota fiscal independentemente de onde estiver, desde que tenha autorização para isso dentro do sistema. Tendo isso em mente, o único certificado digital que tem a mobilidade necessária é o modelo A1. DCREm alguns casos é feita uma adaptação técnica para “fingir” que o certificado digital A3 está conectado no servidor e não no computador do usuário, este é o papel do DCR (Delta Certificado Remoto). É como se fosse criado um túnel para conseguir comunicar o computador do usuário, que está com o certificado A3, com os servidores da Receita Federal. Essa foi a maneira que nós criamos para que não fosse obrigatório a contratação do certificado A1, antes de vencer o certificado A3, até a próxima renovação ser realizada com o modelo A1. Pela própria filosofia e estrutura do modelo A3, o mesmo não contempla sua utilização para sistemas web. Recentemente surgiram diversas empresas novas fornecendo certificados digitais. Inclusive a Delta já recebeu 2 propostas para também fornecer certificados digitais, mas, atualmente, não é o foco para nosso modelo de negócio. Cada uma destas empresas tem comercializado equipamentos de fabricantes diferentes, vindos de variados países, muitas vezes com suporte mínimo e documentações muito fracas. Desse modo, manter o DCR funcional para todos os tipos de combinações possíveis se tornou um trabalho muito custoso. Nossa equipe chegou a passar 3 dias tentando configurar um certificado, utilizando um suporte por e-mail com um fabricante Chinês. Este tipo de situação gera um desgaste muito grande para nossos clientes, pois além de ser um processo longo e custoso, pode chegar a parar a operação, ficando sem emitir notas fiscais. ResumindoTendo isso em vista tudo o que foi citado nesse artigo, tomamos a decisão de não mais aceitar a utilização do certificado digital A3 a partir de 20/03/2020. Portanto, quando forem renovar o certificado digital, escolham o modelo A1.
Atenciosamente, |
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